Atividades com os mentores e os mentorandos
Atividades e práticas de carácter pedagógico, estimulando e desenvolvendo competências diversas, em que o aluno mentor, posteriormente, deverá expandir conjuntamente com o seu mentorando.
As sessões decorrem na biblioteca escolar e no espaço exterior, privilegiando a envolvência, os estímulos e os recursos existentes - impulsores da criatividade e da neuroeducação.
Título 1
Título 1
1.º Sessão Mentores
Nesta primeira sessão decorreu com um misto de curiosidade e motivação.
Foi realizada uma primeira apresentação e questionado aos mentores as expetativas relativamente ao programa Mentoria A++
TEMA: Sou Mentor- A Teia
OBJETIVOS:
Apresentação do projeto de mentoria e respetivos objetivos;
Apresentação de cada participante;
Desenvolver a consciência de ser uma pessoa única.
Dia 3 de dezembro
Dia Internacional da pessoa com deficiência
No dia 3 de Dezembro em conjunto com um grupo de Mentores, abordamos a questão da diferença e do nosso papel enquanto promotores da inclusão e da igualdade.
Chegamos à conclusão que todos nós, de uma forma ou de outra somos diferentes, com limitações e dificuldades...
Aproveitando este dia para debatermos este tema, fizemos uma pequena surpresa e visita aos nossos colegas do Centro de Apoio à Aprendizagem... Foi realizado um cartaz com inúmeras mensagens que apelam à consciencialização e ao papel que todos nós deveremos ter para que possamos viver numa sociedade mais inclusiva e equitativa.
Obrigada a todos os mentores pela participação e mensagens...
Ainda a propósito do dia Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi realizada no dia 7 de Dezembro, uma ação de formação
No dia 7 de Dezembro tivemos oportunidade de debater a questão da deficiência e da Inclusão. Abordaram-se várias questões, nomeadamente alguns mitos e verdades acerca da temática.
O objetivo foi consciencializar todos os mentores para as questões da diferença, e que muitas vezes a diferença está nos olhos de quem a vê...todos somos diferentes...com limitações mais ou menos graves, mas cabe a cada um de nós ajudar e sensibilizar, mostrando que a diferença traz inúmeras aprendizagens.
Obrigada a todos os que estiveram presentes!
Um gesto, um sorriso....
Neste Natal tão atípico, quisemos demonstrar e oferecer um afeto.
Em dias em que os afetos são cada vez menos, há sempre formas (que não através do contato), de demonstrar o apreço e a amizade que se tem por alguém.
Assim, os mentores através de um pequeno gesto simbólico, fizeram um origami de Natal para oferecer aos seus colegas.
Expressar emoções...
PERÍODO DE CONFINAMENTO
Durante este Período de confinamento são várias as emoções e sentimentos que nos assolam....saber enfrentar as mesmas é um enorme desafio que requer muita resiliência e um grande controlo.
Durante este período, lançamos o desafio do "Jogo das cartas das Emoções". Em cada semana será atribuída uma carta com uma determinada emoção, com algumas questões relativas à mesma.
TEMA: Cartas Das Emoções
DESCRIÇÃO: Em cada semana do confinamento será atribuída uma Carta com uma determinada emoção. Nessa carta vem algumas questões que abordam essa mesma emoção. O Objetivo, é os mentores juntamente com os mentorandos, responderem em simullatâneo às perguntas. O Jogo poderá ser realizado com um recurso a um dado, e mediante o número que calhar, responder à questão correspondente. É importante que antes de responderem, mentores e mentorandos reflitam e interiorizem as mesmas. É importante que ambos debatam as mesmas e partilhem a forma como sentem. Só assim irão os mentorandos irão adquirir confiança e empatia com os seus mentores. Desta forma os mentores poderão ter uma percepção mais real de como os mentorandos se sentem face a determinados contextos e consequentes emoções. Este trabalho conjunto não só irá permitir aos mentores conhecerem melhor e apoiar os seus mentorandos, mas também irá permitir ter uma maior conhecimento relativamente a si mesmos. Aliás este é o primeiro passo para desenvolvermos a nossa Inteligência Emocional ( IE), conhecermos-nos a nós mesmos. Só assim poderemos ajudar o outro
OBJETIVOS: Desenvolver o autoconhecimento na sua dimensão emocional.
REFLEXÃO: Através deste Jogo os nossos jovens terão uma maior pecepção, do significado das suas emoções e o que elas representam em vários contextos. Para além de desenvolverem um maior auto-conhecimento, terão também a possibilidade de estabelecer uma maior relação de proximidade e empatia junto dos seus mentorandos. Desta forma terão um maior conhecimento das dificuldades e problemas dos seus mentorandos, desenvolvendo assim estratégias mais eficazes para os auxiliar.
Alguns dos desenhos dos nossos Mentores e Mentorandos face à emoção RAIVA...Um das questões solicitadas na carta raiva, ra que ambos fizessem um desenho que expressasse esta emoção...Este foi um resultado.
A PERCEÇÃO...
Hoje foi dia de trabalhar a perceção com os alunos do 2.º ciclo....sensibilizar os alunos para a perceção que temos de nós e dos outros.
debateu-se a importância que as primeiras impressões tem ao nível das relações interpessoais.
Se a imagem que nós temos de nos mesmos é a que os outros tem...será que mostramos quem realmente somos com os outros...qual a imagem que nós gostamos de transmitir .
Na dinâmica desenvolvida posteriormente, trabalhamos a perceção, a um nível diferente...através do toque. As sensações são processos do nosso organismo vivo para que possamos obter informações obre o ambiente.
Além disso a, a perceção é um dos elementos mais importantes no processo de ensino e aprendizagem
Solve and scape... PANDEMIA
Ser Mentor não é uma tarefa fácil, exige que se tenha e/ou desenvolva algumas capacidades e competências. Claro que não é preciso ser excelente em tudo, mas quando se tem consciência daquilo que é preciso “afinar”, podemo-nos esforçar para sermos melhores.
Hoje foi um dia de consolidar temas, conteúdos que tão importantes são para as nossas Relações Interpessoais...
Assertividade, Foco, Motivação, Trabalho em Equipa....este foi o Espirito e Juntos conseguimos...o Mistério Foi resolvido...e uma Pandemia Evitada.
Obrigada a todos que dela participaram...à Direção pela colaboração, à entidade Solveandscape....mas acima de tudo aos nossos Excepcionais MENTORES....Pelo empenho e trabalho extraordinário que desenvolveram ao longo deste ano, apesar de todos os obstáculos....Foram de TOPO!!!!!!
Promovendo o trabalho em equipa
Hoje a sessão foi dedicada a promover e desenvolver o trabalho e espirito de equipa. As crianças têm naturalmente um espírito de colaboração e mostram-se participativas e solidárias para com as pessoas que estão ao seu redor. É por isso que elas têm uma enorme facilidade para o trabalho em equipa, cabendo aos pais, cuidadores e educadores estimularem essa competência.
Saber trabalhar em equipa faz toda a diferença para a criança no futuro, mas também traz impactos positivos para o seu desenvolvimento. Isso porque refina competências (sociais e emocionais que a vão ajudar na sua aprendizagem e tudo isso lhe vai ser útil amanhã
Projeto final- IDENTIFICAS-TE???
Projeto Final, desenvolvido pelos alunos do 3.º Ciclo e Secundário do AESCD
Problemas de saúde mental durante a infância são mais comuns do que imaginamos. Cerca de 6% a 17% das crianças e adolescentes são afetados pela perturbação de ansiedade ou depressão.
Estudos identificaram que muitas crianças e adolescentes com perturbação de ansiedade apresentavam distorções cognitivas, que são caracterizadas por padrões de pensamentos negativos, ou seja: quando a repetição de conteúdo depreciativo e negativo desenvolvem um impacto negativo nos pensamentos, emoções e comportamento, afetando 0 seu bem-estar, na forma como veem o mundo e no funcionamento adaptativo.
Pensamentos negativos são comuns nas crianças e adolescentes. Mas é preciso ter cuidado e estarmos alertas, para que não se desenvolvam problemas mais graves.
eNTREGA DOS cERTIFICADOs
3.ºciclo e Ensino secundário
Chegamos ao fim de mais um ano. Foi um ano pautado por inúmeros desafios, alguns obstáculos, sem esquecer o confinamento que nos impossibilitou da presença e contato fisico. A verdade é que os nossos mentores foram uns grandes heróis...aliás todos os nossos alunos foram. Na adversidade encontram a persistência, a motivação, sem nunca se esquecerem dos seus mentorandos. Um trabalho notável e memorável.
Olhando para o geral, verifica-se um acréscimo de aprendizagens, de partilhas, de humildade e inter-ajuda.
Parabéns a todos os nossos alunos...em especial aos nossos Mentores e Mentorandos, por nunca desistirem, por partilharem connosco a humanidade e solidariedade que muitas vezes, pelo caminho ficam retraídas.
Como diria alguém...."A vida é a arte de pintar e sentir as nossas vivências. Somos risos, rabiscos, traços e curvas! "
E este desafio foi uma parte da nossa história, e decerto que estará presente no futuro !