top of page

Ações desenvolvidas

1ªSessão - Métodos de Estudo (29 de janeiro/ 2016)

Objetivo: Sensibilizar e esclarecer para a necessidade de supervisionar e acompanhar a preparação do trabalho escolar dos alunos.

Muitos dos problemas de aprendizagem existentes entre os estudantes são hoje explicados pela ausência ou uso inadequado de métodos de estudo e pela inexistência de hábitos de trabalho que favoreçam a aprendizagem. Além disso, muitas crianças e jovens manifestam atitudes negativas face ao estudo, uma enorme desmotivação para as atividades escolares, dedicando-lhes muito pouco tempo. Por isso apresentamos nesta ação um conjunto de dicas no sentido de ajudar os pais a desenvolver nos filhos um conjunto de competências fundamentais para uma melhor aprendizagem. 

Contámos com a presença das psicólogas Susana Santiago e Tânia Ricardo que tornaram possível um momento de reflexão e partilha, inerente à temática e, também, à importância da comunicação em família.

Os alunos do Curso Profissional de Restaurante Bar presentearam os presentes com um “tea break”.

 

Como motivar os meu filho para o estudo?

Folheto para Pais 

2ª Sessão - Segurança na Internet (26 de fevereiro/ 2016)

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento da utilização responsável e segura da Internet.

São, sem dúvida, dois os mundos em que as crianças/jovens vivem atualmente: a realidade do seu dia-a-dia e o mundo digital, parecendo-lhes este último muito mais interessante e surpreendente. O espaço cibernético permite que todos se encontrem, aprendam, joguem, brinquem, enfim, e muito mais. No entanto, a segurança online deve ser uma preocupação prioritária quando se fala em crianças e jovens online. Partindo desta realidade, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão dedicou o mês de fevereiro a sensibilizar os alunos para a importância de fazerem uma utilização responsável e segura das novas tecnologias. Foram vários os parceiros que se associaram a esta causa, nomeadamente, o IPDJ, a Escola Segura/GNR e a Microsoft. Face aos perigos existentes e ao espírito curioso das crianças/jovens, é fundamental que os Pais e a Escola estejam um passo à frente dos filhos/alunos, como forma de os educar e prevenir contra situações de risco. Assim sendo, neste dia 26 de fevereiro de 2016, decorreu esta ação que levou os presentes a refletir sobre a necessidade da família supervisionar os seus educandos na exploração das novas tecnologias, prevenindo perigos que lhes estão inerentes, auxiliando todos os presentes numa maior consciencialização do envolvimento entre pais e filhos na descoberta/exploração de um mundo em constante mutação.
Agradecemos a presença de todos e a forma como se envolveram na exploração da temática. Agradecemos também aos docentes e alunos do Curso de Restauração que, mais uma vez, nos brindaram com uma degustação em jeito de “tea break.

 

Folheto para Pais 

Guia - Comunicar em Segurança 

Guia - Facebook para Pais 

Guia para Pais 

3ª Sessão - O meu filho não gosta de ler! Que possso eu fazer? (16 de março/ 2016)

Objetivos: Divulgar estratégias para a criação do gosto pela leitura no seio das famílias; Aproximar família/ escola na junção de esforços para a criação do gosto pela leitura; Esclarecer os pais sobre a importância fundamental da leitura na criação de competências educativas nos seus filhos; Enriquecer o conhecimento de livros e outros recursos para uma mais eficaz educação literária.

No dia 16 de março, das 19.00 até às 21.00 horas, decorreu, no auditório da Escola Secundária de Sta. Comba Dão, a terceira sessão integrada no programa "Escola de Pais", promovida pelo Agrupamento de Escolas.

Desta vez, o tema foi "O meu filho não gosta de ler! Que posso eu fazer?", sendo o dinamizador um dos professores bibliotecários do Agrupamento. No decorrer da palestra, foram dados a conhecer aos pais e encarregados de educação presentes um conjunto de livros e de estratégias de promoção da leitura em ambiente familiar.

Do conjunto destas estratégias, e após o debate sempre presente, as principais conclusões prenderam-se com as certezas incontornáveis de que não se nasce leitor, pelo que a aquisição deste gosto é resultado, essencialmente, de um ato educativo, apesar de haver uma grande percentagem de predisposição genética. A convivência precoce e continuada de atos de leitura e de livros em ambiente familiar potenciam a criação de leitores. A garantia do resultado desta postura facilitadora da criação de leitores para a vida não garante, no entanto, a fidelização para a leitura por parte dos nossos filhos porque esta, como ato solitário, acompanha outras posturas de comportamento como, por exemplo, a serenidade, a tolerância pelo facto de podermos estar sós, um determinado nível de cultura...

A leitura, incontornavelmente, cria boas pessoas e cidadão críticos e ativos. O contato precoce e permanente com o livro garante o sucesso escolar e profissional, sendo, em última análise, um forte instrumento de crescimento económico do nosso país.

Folheto para Pais

Lista de Autores/Ilustradores a consultar

 

4ª Sessão - Agir contras as dependências (28 de abril/2016)

Objetivo: Persuadir racional e emocionalmente os jovens a alterarem comportamentos e estilos de vida negativos, gerindo perceções de forma credível, realista e pragmática.

Foi no dia 28 de abril de 2016, pelas 19 horas, que decorreu mais uma ação destinada a pais/encarregados de educação, no Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, no âmbito do Programa Escola de Pais.

A ação foi dinamizada pela Dra. Catarina Durão, representante do SICAD (Serviço de Intervenção de Comportamentos Aditivos e nas Dependências), e pretendeu dotar os presentes de conhecimentos relacionados com as substâncias psicotrópicas, alertar para a problemática das dependências e para o facto de estarem tão próximas dos adolescentes/jovens, bem como, enumerar estratégias de modo a persuadi-los racional e emocionalmente a alterarem comportamentos e estilos de vida negativos, gerindo perceções de forma credível, realista e pragmática.

Agradecemos a todos os participantes, não só a sua presença como também o interesse demonstrado.

5ª Sessão - Da semente à mesa (12 de maio/2016)

Objetivos: Despertar e sensibilizar para as potencialidades de ervas daninhas como a urtiga; A importância do consumo de ervas aromáticas e conhecer o processo de produção de mel.

O Programa Escola de Pais continua a contribuir para enriquecer todos os participantes com conhecimentos diversificados. No dia 12 de maio, pelas 19 horas, decorreu a ação “Da semente à mesa” com o intuito de despertar e sensibilizar para as potencialidades de ervas daninhas como a urtiga, a importância do consumo de ervas aromáticas e conhecer o processo de produção de mel. Assim sendo, para esta sessão, convidámos o Dr. Manuel Paraíso e a Dra. Sofia Oliveira da Confraria da Urtiga, abordando a temática “Urtiga: potencialidades de uma erva daninha”; o Dr. António Pires que refletiu sobre o “Cultivo de ervas aromáticas em modo produção biológica” e o Sr. Manuel Vinagre que, com a experiência e conhecimento da terra, abordou o tema “Apicultura, agricultura, floresta e fauna”. No final, os convidados brindaram os presentes com as iguarias provenientes do seu cultivo, promovendo a importância da criatividade e inovação na preparação dos alimentos.

Agradecemos a presença de todos, bem como o envolvimento e participação demonstrada.

Aos alunos e docentes do Curso Profissional de Restauração o nosso bem-haja, pela forma exemplar que abraçaram este projeto.

6ª Sessão - 9.º e 12.º e agora?... (31 de maio/2016)

No âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional (OEP), e com o objetivo de disponibilizar aos encarregados de educação informação acerca das ofertas educativas existentes, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) dinamizou a ação “9º e 12º ano… e Agora?” no dia 31 de maio de 2016, às 19:00h, destinada aos encarregados de educação dos alunos do 9º e 12º ano.

Deste modo, pretendeu-se envolver as famílias na vida e decisões dos alunos, para que se sintam parceiros cooperantes no seu processo educativo/profissional.

Agradecemos a presença de todos.

Oferta formativa 2016-2017

7ª Sessão - Transição escolar: as dúvidas da mudança! (8 de junho/2016)

A mudança implica sempre alguma ansiedade e preocupação…

Neste sentido, com o objetivo de refletir sobre mecanismos/estratégias facilitadores da transição escolar e sensibilizar os pais/encarregados de educação para a importância da autonomia dos seus educandos no processo de aprendizagem, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) dinamizou a ação “Transição Escolar: as dúvidas da mudança!” no dia 8 de junho de 2016, às 19:00h, no Auditório da Escola Secundária de Santa Comba Dão, destinada aos encarregados de educação dos alunos que transitam, no próximo ano letivo, do pré-escolar para o 1º ano, do 4º ano para o 5º ano e do 6º ano para o 7º ano.

Esta ação pretendeu reforçar alguns aspetos a ter em conta na transição escolar, para alunos e pais/encarregados de educação, nomeadamente: a gestão do tempo de lazer e de estudo, estratégias de promoção de comunicação eficaz, e ainda, a importância da utilização de métodos de estudo.

Foi um final de tarde diferente, num momento de partilha e reflexão conjunta.

Agradecemos a todos os presentes pela colaboração e envolvimento.

bottom of page