Os Clubes de Leituras e Escrita destinam-se a promover o prazer da leitura e escrita partilhadas.

As “reuniões” decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante.

Com o principal objetivo de estimular a leitura, a reflexão e o debate de ideias, estimulando igualmente o desenvolvimento de competências digitais, foram criado dois projetos:

  • O projeto "# Abre a c@p@ para o novo mundo" - constituindo a resposta a um conjunto de preocupações e objetivos: contribuir para tornar os alunos do 2ºCEB mais letrados, competentes e preparados para lidarem de forma crítica, coesa e eficaz com o mundo que os rodeia, neste século XXI, presente e futuro.

  • O projeto “Penso o que leio ou leio o que penso?” - onde os alunos partilham o seu trabalho e as suas competências. Serão aqui partilhadas as perspetivas dos alunos do Ensino Secundário acerca de múltiplos temas e problemas, espelhando as competências transversais por eles adquiridas e fomentando a leitura das obras.

 

Numa primeira fase da criação dos diversos Clubes foram convidados todos os alunos envolvidos no projeto a participarem de livre vontade e a escolherem quais os livros a serem lidos.

 

Na segunda fase dos Clubes, deverão participar todos os alunos do projeto, em leituras  online e presenciais. A ferramenta a ser utilizada será a app Classroom do G Suite, plataforma eleita pelo Agrupamento como ferramenta para o ensino a distância.

Capa.JPG
Capa2.JPG